terça-feira, agosto 21, 2007

A Vale vale a pena?

Dia 22 de agosto será lançando o Comitê Pela Anulação do Leilão de Privatização da Vale do Rio Doce. Só o nome parece título de tese de doutorado. Mas retirando a grandiloquência do nome do Comitê ele tem alguma razão prática? Eu particularmente acho que não leva a nada.

Passaram-se 10 anos que a Vale foi privatizada. Que o governo FHC vendeu o patrimônio a preço de banana todo mundo sabe. Que a mineração é uma função estratégica do Estado. Que a privatização possuí uma séria de vícios de origem. Isso tudo é de conhecimento geral e não foi nada descoberto apenas em 2007. Então por que essa discussão só entrou na roda esse ano?

Todas as outras privatizações da era FHC foram um assalto ao patrimônio público. As Teles são o exemplo mais gritante. Inclusive há mais indícios de favorecimento na privatização de Embratel do que em todas as outras. E por que não existe uma campanha de reestatização das Companhias Telefônicas, dos bancos estatais privatização, das companhias de energia elétrica. Fico curioso para saber o por que a Vale é tão mais importante. Até sob o ponto de vista ecológico. Mineração é uma das atividades que mais agride o meio ambiente.

A Vale nem é a maior empresa brasileira. O primeiro lugar é a Petrobras, depois vem o Bradesco, Itaú e Banco do Brasil. Em quinto lugar aparece a Vale do Rio Doce, que ocupa o 359° colocação no ranking da Revista Fortune.

Mas vamos dizer que o movimento realmente fosse massivo e ganhasse os corações e mentes da população. É bom lembrar que não foi o plebiscito da Alca que enterrou a proposta de Livre Comérc io da Américas, foi a constatação que a ALCA é um péssimo negócio para todo mundo (menos para os Estados Unidos). O governo Lula realmente parou com as privatização, mas não há nenhum movimento que ele retome o patrimônio público entregue ao capital privado.

Saindo apenas da validade ou não do movimento dar uma conferida no plebiscito me deixa claro de quem elaborou isso não é sério. Uma das perguntas da cédula é:

Em 1997, a Companhia Vale do Rio Doce - patrimônio construído pelo povo brasileiro - foi fraudulentamente privatizada, ação que o Governo e o Poder Judiciário podem anular. A Vale deve continuar nas mãos do capital privado? (se você quiser votar on-line clique aqui - não esqueça que a resposta certa é não)


Se você precisa fazer uma pergunta que tem que induzir a pessoa em qual a resposta ela deve dar é que você não quer, realmente, a opinião das pessoas. É apenas jogo do cena. Lamentavelmente a massa crítica (não muita) dos dirigentes dos movimentos sociais devem achar que as suas bases não são lá muito inteligentes para poder decidir sozinho se a Vale deve ou não ficar nas mãos do capital privado.

Lamentavelmente um assunto tão importante como esse será usado para fazer contraponto aos ataques da direita (que são absolutamente absurdos), e um real movimento pela recuperação dos patrimônio público não existe de fato.

Estou louco de curioso para ler os comentários. Fiquem a vontade não há censura.

4 comentários:

Deusa disse...

Olá masotti
em grande parte eu (incrivelmente) concordo contigo. Acho que os movimentos sociais estão meio desbaratinados ainda com esse contexto de governo de esquerda no poder, como os limites e com as frustrações que vêm com isso. Acho que para alguns setores, como a CONLUTAS, CONLUTE, INTERSINDICAL e similares o ganho imediato é óbvio: se divulgar e se auto-promover, pra ocupar o espaço que se abriu na sociedade quando o foco da esquerda se deslocou mais para dentro do estado. Os outros setores, acho que passaram os primeiros 4 anos de governo meio atônitos, confusos sem saber se era hora de bater ou de assoprar e agora estão se resituando no mundo e vendo o vácuo que deixaram nos movimentos sociais (até o PCdoB saindo da CUT, gente saindo da UNE, MST bravo com os apoios do governo ao agronegócio...) e estão precisando voltar a fazer movimento pra não perder mais base e espaço no seio da sociedade. Não acho que o LULA vai reestatizar a vale, nem me agrada (nem um pouco MESMO) o crescimento desses setores do PSOL e do PSTU pq eu não acho que eles são capazes de nos salvar, mas acho que vale a pena a esquerda tocar lutas unitárias, tanto pra traçar novas metas dentro de uma conjuntura que é nova quanto pra se opor a essa fragmentação das organizações que tão acontecendo agora que são muito ruins. Acho que os ganhos são o recado pro governo que os movimentos continuam sendo o que sempre foram, diminuir a fragmentação esquizofrência da esquerda e fazer a propaganda contra a privatização mantendo a população refratária a isso, coisa que incrivelmente ajudou o lula a se reeleger. Eu acho que a atuação dos movimentos sociais durante os 8 anos do FHC denunciando a privataria teve um peso considerável na formação dessa cultura anti-privatização, então só por isso...

Deusa disse...

...pq se não foram os movimentos sociais quem fez isso? pq foi feito, ou to superestimando o peso que teve o lance das privatizações no segundo turno?

Anônimo disse...

Oi, achei teu blog pelo google tá bem interessante gostei desse post. Quando der dá uma passada pelo meu blog, é sobre camisetas personalizadas, mostra passo a passo como criar uma camiseta personalizada bem maneira. Se você quiser linkar meu blog no seu eu ficaria agradecido, até mais e sucesso.(If you speak English can see the version in English of the Camiseta Personalizada.If he will be possible add my blog in your blogroll I thankful, bye friend).

Anônimo disse...

Muito bom seu Blog, diferente do Blog Du MAcaco, que é a cara do dono...

A VALE vale a pena?

A essas alturas tudo isso parece mesmo servir só para desviar o foco dos ataques da direita...

Lembra o plebiscito pelo desarmamento...nunca ví um adesivo defendendo o desarmamento...só a favor do comércio de armas ("DESARMAR O CIDADÃO NÃO É A SOLUÇÃO"), lembra, eram milhares de adesivos. Só servia para desviar o foco dos ataques de então, tal era o baixo investimento na campanha...

Isso está começando a se tornar repetitivo. Desse jeito as pessoas vão "cansar", ou virar budistas, ou sei lá, vão trabalhar com caridade.
Tá difícil ser agitador ou propagandista com os dirigentes desse nível de inteligência.