quinta-feira, julho 21, 2011

Uma pergunta a Dom Zeno

A Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos - Atea - começou a veicular na capital gaúcha alguns outdoors contra a discrimição que os ateus sofrem. No outdoor abaixo, chama-se "Religião não define o caráter".

Os grupos que são vítimas de preconceito sempre sofreram com a afirmação de que são imorais: é o caso de mulheres, negros, homossexuais, e particularmente forte no caso de ateus. A palavra "ímpio", por exemplo, significa tanto "ateu" como "cruel" ou "que ofende os pais, a moral, a justiça" - assim como, no vocabulário do racista, "de preto" é sinônimo de ruim. Reza o preconceito que religiosidade significa bondade e ateísmo significa maldade. O anúncio pretende apontar como ambos os estereótipos são falsos.
 O jornal Pioneiro fez uma minúscula notinha sobre o fato, talvez porque não esteja acontecendo em Caxias a campanha, mas nela há uma fala do presidente da regional gaúcha da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Zeno Hastenteufe. Apesar dele considerar legitima a manifestação, ele diz que discorda em partes. "Todos têm direito de se expressar, só duvido que Hitler fosse homem de fé no momento em que cometeu aquelas atrocidades", disse Hastenteufe.

Eu também quero discordar de Dom Zeno. Gostaria que ele respondesse se essas pessoas não eram homens de fé ao cometer as atrocidades que realizaram, ou se omitiram de condenar:

  • Papas Urbano II, Eugênio II, Gregório VIII e Inocêncio II por promoverem as Cruzadas, que mataram milhares de pessoas, muitas delas apenas por serem judeus;
  • Todos os Papas, cardeais e bispos que promoveram a Inquisição entre os séculso XII e XVIII que condenaram milhares de pessoas a morte, muitas delas queimadas vivas;
  • Papa Clemente VIII que condenou a fogueira Giordano Bruno por sua defesa que a Terra girava em torno do Sol e que poderia haver vida em outros planetas;
  • Papa Urbano VIII que condenou Galileu Galilei por heresia, por dizer que a Terra girava em torno do Sol. Galileu só não morreu porque fez uma retratação pública;
  • Papa Pio XII que silenciou frente as atrocidades cometidas aos judeus pelos Nazistas e as atrocidades cometidas por Mussolini na Itália.
Esses são apenas alguns exemplos de atrocidades cometidas pela Igreja Católica contra pessoas que divergiam da dominação ideológica que por ela era exercida.

E então Dom Zeno, eram homens de fé?

Veja o site da Atea

Nenhum comentário: