quarta-feira, dezembro 31, 2008

A midia caxiense tem nível, mas....

Dois fatos recentes me fazem questionar o papel da mídia caxiense. Você pode dizer: "Sim, que novidade", mas o que surpreende, nesses fatos, é que caiu a fachada de mídia "imparcial".

O primeiro fato é a cobertura do reajuste do transporte público da cidade. Os principais veículos de comunicação da cidade divulgaram a informação que o prefeito em exercício, Alceu Barbosa Velho, promoveu uma ampla negociação com os conselheiros chegando a ameaçar que vetaria um reajuste maior que R$ 2,20. Bom realmente o Secretário da Fazenda do Município, Carlos Antônio Búrigo, recebia o tempo todo ligações no celular. O maior problema é que apenas quem estava lá viu isso. Agora vem o problema. Nenhum veículo de imprensa, além do Jornal dos Bairros e do cinegrafista da UCSTV estavam lá. De onde saiu as informações, então, para essa história? Já é sabido que a mídia é extremamente oficialista. Copiam releases, buscam as fontes governamentais, ou seja, fazem o caminho mais fácil. Agora ao ausentarem-se de acompanhar uma reunião que aumentaria o valor da passagem de ônibus (uma pauta obvia) demonstra o descaso com a verdade. Nesse caso nenhuma matéria abordou alguns acontecimentos da reunião:

1 - A proposta apresentada pelo conselheiro do DCE não foi colocada em votação. A proposta exigia que a Visate e a Secretaria apontasse o que iria fazer com o dinheiro que entraria a mais por conta do reajuste;
2 - Cerca de 30 pessoas acompanharam a reunião representando um série de entidades;
3 - Se as planilhas de aumento são tão corretas pq a própria Visate votou no valor de R$ 2,20 se ela pedia um valor muito maior?
4 - O patrolamento da reunião, promovido pele presidente do Conselho Eder Dallago, que queria definir tudo em 20 minutos.

Além de não terem visto isso tudo, a mídia ainda chega a conclusão que votar o projeto de reajuste no dia 23 de dezembro não é fazer isso no afogadilho. Durma-se com um barulho desses. Na foto acima você poderá ver o que ninguém da imprensa oficial de Caxias viu. A reunião do Conselho Munciipal de Trânsito e Transportes.

Acho que ele quer o lugar do titular

O outro exemplo beira a surrealidade. Um "radialista" caxiense conhecido pela alcunha de seus parcos longos cabelos, pilota um programa diário nas tardes de uma grande emissora de rádio de Caxias do Sul. Esse programa brinda-nos com horas e horas de péssimos exemplos de "como fazer comunicação". Recentemente esse "radialista" saiu com uma pérola. Na semana passada na coluna Mirante do Jornal Pioneiro, havia um comentário sobre o Orçamento Comunitário. Roberto Nielsen, que interino na coluna, tecia algumas críticas sobre o OC apontando que o processo perdeu participação, caiu em qualidade, ou seja, que a prefeitura estava esvaziando o OC para determinar seu fim.

O interessante disso tudo é que o tal "radialista" fez uma crítica contundente a esse comentário. Até aí não teria problema. O problema é que ele disse que parecia que o interino queria o cargo do oficial!!!!!???? Bom o nobre "radialista" esqueceu que o interino é apenas o Editor Chefe do Pioneiro, ou seja, é o chefe de todos os jornalistas.

Como uma pessoa com todo esse conhecimento tem um programa de rádio, diário, e por horas e horas enche o ouvido das pessoas com pérolas como essas? A resposta é simples. Ele comprou o espaço. Dinheiro faz a maior bobagem do mundo se transformar numa citação intelectual.

Nenhum comentário: