terça-feira, janeiro 12, 2010

Os que lutam toda a vida são imprescindíveis


Imprescindível seria o termo correto para qualificar Daniel Bensaid. Esse militante e filósofo francês nascem em Tolouse, em 1946. De orientação trotskista, foi um dos líderes do movimento de maio de 1968, na França, quando era militante da Juventude Comunista Revolucionária (JCR).

Bensaid também foi membro do Secretáriado Unificado da Quarta Internacional e um dos fundadores do Novo Partido Anticapitalista. Era professor da Universidade Paris VIII. Bensaid foi um dos grandes intelectuais antiglobalização e participou em diversas edições do Fórum Social Mundial.

Publicou vários livros de ensaio político, de debate e de filosofia, sobretudo sobre Karl Marx, Walter Benjamim e o pensamento socialista contemporâneo, e afirmou-se como um dos mais importantes pensadores revolucionários dos anos do combate ao Império, à guerra e ao liberalismo selvagem que é o capitalismo realmente existente.

Bensair morreu na manhã de hoje (12/01), de câncer, em Paris. Nesse link trago uma entrevista que ele concedeu à Fundação Perseu Abramo em novembro de 2008.

Nenhum comentário: