quinta-feira, junho 21, 2007

Movimentação é eleita pela terceira vez para o DCEUCS

Ontem, dia 20 de junho, encerraram as eleições para o DCEUCS. O processo eleitoral que durou 3 dias culminou com a participação de 3545 votantes.

A eleição desse ano foi diferente em muitos aspectos. O primeiro foi a estreia do novo estatuto da entidade, que foi elaborado no III Coneucs (3, 4 e 5 de maio). Pelo novo estatuto o DCE não mais será dirigido por um, ou por uma, presidente, e sim por um colegiado com 11 coordenadores e 17 diretores. Cabe aos coordenadores o papel de dirigir a entidade nas atribuições diárias e aos diretores o papel de representação. Além disso ainda há o voto em lista, a proporcionalidade, a garantia de cota de 30% de mulheres nas direções, entre outras mudanças.

A segunda diferença foi que a eleição para os delegados ao 50° Congresso da UNE (CONUNE), foi realizada conjuntamente com a eleição do DCE. Só para constar, votaram para a eleição dos delegados e delegadas ao CONUNE 2.196 estudantes. Um detalhe a votação para o CONUNE acabou um dia antes.

A terceira diferença, e não menos importante, foi a ausência de chapa opositora. Até houve a inscrição de uma segunda chapa, mas ela se retirou do processo na sexta-feira, dia 15, alegando falta de tempo e estrutura para divulgar suas propostas.

A primeira vista pode parecer, que a votação foi muito aquém dos anos anteriores (clique aqui para ver o mapa de votação). Isso não é um fato. A votação reduziu? Obvio. Na verdade faltou os votos que seriam da oposição. A inexistência que uma chapa oposicionista, com certeza, provocou a redução do número de votantes.

Meu objetivo, neste texto, não é ficar

Nenhum comentário: