quinta-feira, outubro 11, 2007

Renato Russo o cronista de uma geração

Hoje faz 11 anos que Renato Russo não está mais entre nós. Vítima da AIDS, doença que contraiu em 1990, o líder da Legião Urbana foi mais do que um músico, foi um cronista da geração anos 80. Minhas lembranças do Legião Urbana remontam a música Geração Coca-Cola. Como esquecer os versos: "Vocês vão ver suas crianças derrubando o rei e fazendo comédia no cinema com as suas leis". Em 1986 frases como essas atingiam em cheio o sistema. O Brasil acabava de sair de um regime totalitário, mas a censura ainda rondava os discos, livros e filmes.

O Legião teve ousadia de fazer diferente. Era um rock pesado, a primeira banda do Renato foi a Aborto Elétrico que era uma banda punk, e conseguia ser até romântico (é só ouvir Eduardo e Mônica). A Legião Urbana conseguia sintetizar os anseios de uma geração que não tolerava mais o regime militar, a censura, que chamava diretas para presidente e que queria mudar o mundo. Quando o Legião lança seu primeiro disco, em 1985, eles chegaram a fazer um show em Caxias do Sul. Por incrivel que pareça eles abriram um show de uma banda gaúcha chamada Taranatiriça. Ninguém iria imaginar onde aquela banda que tinha como música de trabalho a Será, lembram?

Tire suas mãos de mim
Eu não pertenço a você
Não é me dominando assim
Que você vai me entender
Eu posso estar sozinho
Mas eu sei muito bem aonde estou
Você pode até duvidar
Acho que isso não é amor.

Passaram-se 11 anos do fim do Legião Urbana e a situação do Brasil pouco mudou. Letras como Que país é esse? parecem cada dia mais atuais. Legião é atemporal e isso pode ser visto pela nova geração de fãs da banda que nem tinham idade para comprar os discos ou ir aos shows quando Renato ainda era vivo.

Fã acho que é pouco para determinar o sentimento pelo Legião. Em um show no Gigantinho, Renato Russo quase não conseguiu cantar por que a galera cantava com ele todas a músicas. O grau de adoração que a figura dele e da banda criaram foi marcante para toda uma geração.

A música abaixo é do primeiro disco também ela não é tão pop, mas é muito legal. Divirtam-se





A Dança
Letra: Renato Russo


Não sei o que é direito
Só vejo preconceito
E a sua roupa nova
É só uma roupa nova
Você não tem idéias
P'rá acompanhar a moda
Tratando as meninas
Como se fossem lixo
Ou então espécie rara
Só a você pertence
Ou então espécie rara
Que você não respeita
Ou então espécie rara
Que é só um objeto
P'rá usar e jogar fora
Depois de ter prazer.

Você é tão moderno
Se acha tão moderno
Mas é igual a seus pais
É só questão de idade
Passando dessa fase
Tanto fez e tanto faz.

Você com as suas drogas
E as suas teorias
E a sua rebeldia
E a sua solidão
Vive com seus excessos
Mas não tem mais dinheiro
P'rá comprar outra fuga
Sair de casa então
Então é outra festa
É outra sexta-feira
Que se dane o futuro
Você tem a vida inteira
Você é tão esperto
Você está tão certo
Mas você nunca dançou
Com ódio de verdade.


Você é tão esperto
Você está tão certo
Que você nunca vai errar
Mas a vida deixa marcas
Tenha cuidado
Se um dia você dançar.

Nós somos tão modernos
Só não somos sinceros
Nos escondemos mais e mais
É só questão de idade
Passando dessa fase
Tanto fez e tanto faz.

Nenhum comentário: