segunda-feira, janeiro 24, 2011

Atenção você foi enganado, de novo

Raul Seixas deve ter pronunciado uma das frases mais célebres e verdadeiras da história do Brasil e ela é o resumo da grande mídia hoje. O roqueiro disse na música "Cowboy fora da lei":

-- Eu não preciso ler jornais, mentir sozinho eu sou capaz.

Esse parece ser o lema da velha mídia brasileira. Que a mídia não é imparcial isso todo mundo já deveria saber, mas pelo menos uma coisa ela deveria preservar: a objetividade.

Entretanto no desespero para criar um 3º turno das eleições presidenciais, os "veículos de comunicação". Mais um elemento dessa disputa foi uma petição posta em votação e aprovada no Parlamento Europeu no último dia 20 de janeiro, que pedia que o governo brasileiro reconsiderasse a não extradição de Cesare Battisti para a Itália . O primeiro meio de comunicação brasileiro a noticiar isso foi o Estadão na sua página da internet. A matéria é muito semelhante aquela feita pela AFP, com a diferença que o Estadão retirou a informação dos grupos que votaram contra, ou seja, os verdes e os comunistas. A partir daí os outros veículos copiaram a informação do próprio Estadão ou da AFP. E noticiaram com grande destaque que a petição foi aprovada por 83 votos a favor, 1 contra e duas abstenções.

O que nenhum veículo de comunicação falou é que o Parlamento Europeu é composto por 736 membros, ou seja, somente 11%, a maioria parlamentares italianos, estavam presentes para votar a petição.

Abaixo a composição do parlamento

Fonte: http://www.europarl.europa.eu/members/expert/groupAndCountry.do?language=PT

O que mais me choca é que a imprensa brasileira não está nem aí para a verdade. Eles querem vender cada vez mais a "sua verdade" independente dos fatos. Onde fica a verificação das informações? Até mesmo o Pioneiro, de Caxias do Sul, noticiou isso, sem verificar os fatos. Hoje estamos envoltos em um jornalismo do "copiar" e "colar". Duas ou três empresas de comunicação nacionais geram conteúdo e todos os outros veículos copiam. Isso é lamentável sobre qualquer ponto de vista.

E onde fica a verdade? Sobra somente a mídia digital mostrar o outro lado da informação. É por esse motivo que a internet tem sofrido, por parte da direita brasileira, diversos ataques a sua liberdade, como é caso do AI5 digital do Senador Azeredo do PSDB.

Nenhum comentário: