segunda-feira, janeiro 22, 2007

Inicia a sétima edição do Fórum Social Mundial


Nairobi, Quênia, é a cidade anfitriã da sétima edição do Fórum Social Mundial (FSM). O encontro que reúne anualmente entidades e ativistas do mundo inteiro, ocorre pela primeira vez na África.

Do último sábado até o dia 25 Nairobi será o centro dos mais heterogêneas idéias que, há sete anos, tentam fazer frente aos impactos do neoliberalismo.

O Fórum iniciou no sábado pela manhã com uma marcha pelo subúrbio de Kibera, um dos maiores bairros da África, e terminou no parque Uhuru (liberdade na língua swahili).

É a primeira vez que o FSM é organizado no continente mais pobre do planeta. Com o lema "Outro mundo é possível", o FSM ocorre desde 2001 em contraponto ao Fórum Econômico Mundial que acontece na cidade suíça de Davos e reune, anualmente representantes do poder internacional.

O FSM define-se como "um espaço de encontro que favorece a construção internacional de alternativas ao pensamento único neoliberal".

Nairobi completerá sete anos de uma inciativa que nação em Porto Alegre, em 2001. A capital gaúcha ainda sediou as edições de 2002, 2003 e 2005. Em 2004 a Cidade de Mumbai (Índia) foi a primeira a hospedar o FSM fora do Brasil. Em 2006 ele foi policentrico sendo realizado nas cidades de Karachi (Paquistão), Caracas (Venezuela) e Bamako (Mali).

São esperadas para esse ano mais de 100 mil participantes. Estão inscritas 1481 organizações de 101 países e serão realizadas 1315 atividades.

A foto é de um grupo chamado Nairobi Vlog. É bem legal conferir as outras fotos do FSM no site.

PS: Blog tem graça se quem lê postar comentários. Por favor postem.

Nenhum comentário: