Com mais de 70 milhões de acessos mês e recentemente adquirido pela Google por 1,65 bilhões de dolares, o Youtube - maior site de compartilhamentos de vídeo da internet - vai dividir com seus usuários os lucros gerados com publicidade.
A informação foi dada por Chad Hurley, um dos fundadores do site, durante Fórum Econômico Mundial, em Davos. Para Chad a idéia da empresa é premiar a criatividade. Logicamente apenas os vídeos originais serão remunerados e esse valor dependerá da popularidade. A companhia estava evitando essa pratica por não considera-lá uma boa forma de criar uma comunidade na internet.
O Youtube não será o primeiro site de compartilhamento de vídeos a dividir com seus usuários os lucros. O site Metacafe paga US$ 5 a cada mil exibições do vídeo no site com um pagamento mínimo de US$ 100. Recentemente o vídeo Matrix - For Real do especialista em artes marciais Joe Eigo faturou US$ 25.000 sendo visto por mais de 5 milhões de pessoas.
Essa tendência começa a ser seguida por muito cineastas amadores que vêem no site uma oportunidade de captação de recursos para seus projetos. Foi o que fez Jordan Livingston, um cineasta de 24 anos de São Francisco. Ele publicou recentemente dois trabalhos no site Dovetail.tv. Fundado em 2006 por Jason Holloway, ele é direcionado para cineastas iniciantes. "Esses caras querem ser o próximo Martin Scorcese, e você não consegue isso ficando ao lado de vídeos feitos por celulares", disse Holloway numa entrevista para o Globo Online.
Nenhum comentário:
Postar um comentário